Empresários denunciam golpes aplicados contra clientes em perfis falsos de bares e restaurantes
Redação DM
Publicado em 12 de abril de 2021 às 16:11 | Atualizado há 4 anos
Empresários estão relatando que golpistas estão criando perfis falsos de restaurantes e bares de Goiânia para aplicar golpes em clientes nas redes sociais. O sindicado da categoria informou que pelo menos 30 estabelecimentos da capital já foram vítimas. No golpe, os criminosos usam perfis fakes para oferecer promoções por meio de link que, ao clicar, o cliente tem o aplicativo de mensagens clonado.
Segundo o sindicado, o golpista cria um perfil idêntico ao perfil oficial do restaurante e após isso começa a seguir os clientes que já estão na página oficial do estabelecimento. Em seguida, os clientes passam a receber mensagens com falsas promoções, como almoço de graça.
Para ter acesso a suposta promoção, o sindicado relata que junto as mensagens é enviado um link, que seria onde o cliente clica para resgatar o que lhe foi oferecido. Ao acessar, o cliente acaba informando seus dados e, posteriormente, tem o aplicativo de mensagens cadastrado no telefone informado clonado.
De acordo com o sindicado, os clientes só ficam sabendo que caíram em um golpe quando aparecem no restaurante alegando que ganharam a promoção e são informados pelo estabelecimento que não está oferecendo tal promoção.
Após a situação se tornar recorrente, os donos dos restaurantes estão orientando os clientes por meio de seus perfis oficiais que não enviam promoções por meio de mensagens privadas com links de resgate. E que, caso recebam, que não acessem ao link ou forneça dados pessoais.
Ao G1, o sindicado informou que o departamento jurídico está reunindo todas as provas para formalizar uma denúncia da Delegacia de Crimes Cibernéticos da capital nos próximos dias.
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.
Leia também:
- Ao vivo, Cariúcha chora e pede desculpas a Sonia Abrão por episódio no Teleton
- Polícia Civil prende líder de organização criminosa que fraudava serviços funerários em Uruaçu
- Goiás ultrapassa 7 mil casos e registra 439 mortes por Srag em 2025; cresce pressão sobre hospitais
- Carlo Ancelotti, técnico da Seleção, é condenado a 1 ano de prisão por fraude fiscal na Espanha
- Adolescente entra em escola no RS e ataca crianças com faca; uma morre e duas ficam feridas