Goiânia já tem mais de 50% da população adulta com esquema vacinal completo*
Redação DM
Publicado em 28 de setembro de 2021 às 17:22 | Atualizado há 4 anos
Goiânia atingiu, nesta segunda-feira (27/9), a marca de 50% da população com mais de 18 anos que completaram o esquema vacinal com as duas doses da vacina ou com o imunizante de dose única contra a Covid-19. Conforme o vacinômetro, plataforma disponível no site da Prefeitura de Goiânia, 50,30% da população já está imunizada, o que representa 588.016 pessoas adultas que receberam a 2ª dose ou dose única. Com relação à 1ª dose, 992.910 pessoas já foram vacinadas. Dessas, 16.728 são de adolescentes entre 12 a 17 anos.
Para o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, o avançado processo de imunização da capital é um dos principais responsáveis pela desaceleração dos indicadores da Covid-19. “Ainda assim, não podemos deixar de reforçar a importância da população, mesmo vacinada, manter o uso da máscara, higiene das mãos, uso de álcool em gel e o distanciamento social”, pontual o secretário, ao comemorar os números da vacinação na cidade e a ampliação das estratégias para atender a população.
O secretário Durval lembra que, para aplicação de segunda dose, 16 pontos foram disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e para o atendimento não há necessidade de agendamento. “O morador de Goiânia que já está com a data prevista no cartão de vacinação para o dia 28 de setembro ou em atraso, já pode procurar um desses 16 locais para completar o esquema vacinal”, solicita o secretário, ao lembrar que para aplicação da terceira dose, como preconiza o Ministério da Saúde, a população conta com 10 locais de vacinação e 9.446 doses já foram aplicadas.
Durval Pedroso lembra que SMS decidiu ampliar a vacinação e, aos poucos, está incorporando a vacina contra Covid-19 na rotina vacinal dos postos de saúde. “Iniciamos com a primeira dose e hoje já contamos com 50 locais espalhados por toda a cidade para imunização de pessoas com idade acima de 18 anos”, ressalta, salientando que todas as atualizações de locais, grupos e outras informações estão disponíveis no ImunizaGyn. “Chamamos a população para fazer a sua parte e se atentar às estratégias de vacinação que estamos disponibilizando aos goianienses”, conclui.
Leia também:
- Aliados estudam manobra para tirar de cena vice de Tarcísio e deixar governo com presidente da Alesp
- Maternidade faz história com grupo de gestantes
- Facundo Labandeira compara futebol brasileiro a uruguaio: “Melhorei muito na parte tática”
- Galípolo pede a governo convocação de 200 candidatos do cadastro de reserva do concurso do BC
- Operação da Polícia Civil desmantela grupo que prometia ‘limpar nome’ em Goiânia