Cotidiano

Padre celebra casamento em libras para casal surdo

Redação DM

Publicado em 9 de fevereiro de 2021 às 19:10 | Atualizado há 4 anos

Em Pernambuco, o padre Aluizio Aleixo realizou o casamento de Adrielly Monteiro e Adalberto Ferreira. A cerimônia foi realizada na Língua Brasileira de Sinais (Libras), por isso os noivos se surpreenderam com a iniciativa.

O casal é surdo e relata o quando foi emocionante o momento do casamento “ficamos muito felizes, é claro […]. Esse sinal foi acolhedor e respeitoso para com a gente e nossos convidados surdos, pois a Libras é a nossa primeira língua. Infelizmente a grande maioria dos religiosos não sabem se comunicar com pessoas surdas, criando na igreja um ambiente não acessível. Ficamos emocionados”, contou Adrielly.

Para o padre Aleixo, “cada matrimônio é único, mas dos surdos e em especial, de Adrielly e Adalberto, ficou marcado porque recebi a atenção e participação de todos os surdos e ouvintes. A participação da pessoa com deficiência na vida da Igreja é necessária e importante”, explicou o padre.

De acordo a noiva “esse gesto representou uma riquíssima oportunidade de trazer a reflexão para a sociedade para a importância de as pessoas aprenderem Libras, inclusive padres”. O padre celebrou todo o casamento em libras e português simultaneamente.

Os noivos haviam contratado dois tradutores de libras para os convidados, já que eles são professores da língua. Adalberto, também trabalha como tradutor de sinais internacionais e assistente de suprimentos e materiais em um hospital.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias