PF faz operação contra exploração ilegal de ouro em terra indígena
Alessandra Araújo
Publicado em 27 de outubro de 2021 às 12:46 | Atualizado há 4 anos
Nesta quarta-feira, 27, com apoio das Forças Armadas, a Polícia Federal (PF), realizou nesta manhã a operação “Terra Desolata”, para desarticular uma organização criminosa especializados em extração e comércio ilegal de ouro no sul do Pará, na Terra Indígena Kayapó.
Segundo a PF, aproximadamente uma tonelada de ouro é extraído de forma ilegal nas terras indígenas do Pará todos os anos.
Os nomes dos investigados pela operação não foram divulgados. A operação tem apoio das Forças Armadas. São 62 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão preventiva, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da SJPA, nos estados do Pará, Amazonas, Goiás, Roraima, São Paulo, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso e Rondônia e no Distrito Federal.
A Justiça Federal determinou o bloqueio e indisponibilidade de bens no valor aproximado de meio bilhão de reais – R$469.417.117 – na contas dos investigados.
Também foram bloqueados pela Justiça: cinco aeronaves; 12 empresas, que tiveram atividade econômica suspensa; 47 pessoas físicas e jurídicas, que tiveram sequestro com bloqueio de imóveis; e também 14 imóveis.
Caso sejam condenados, os investigados responderão pelos crime de usurpação de bens da união, por explorar matéria-prima, por executar pesquisa, extração de recursos minerais sem a competente autorização, por integrarem organização criminosa e pelo crime de lavagem de dinheiro.
Leia Também:
- Sites falsos do Enem 2025 aplicam golpe e roubam dados pessoais; veja como se proteger
- Homem é morto a pauladas na porta de distribuidora
- “Bandido não pode mandar em nenhum palmo de terra desse país”, diz Caiado em encontro na Bahia
- Dupla é presa por desmanche de moto
- Hel avança com Projeto de Gestão de Custos inovador