Vivência Artística “Sou Arte” será realizada em escola quilombola de Aparecida de Goiânia a partir de 18 de abril
Redação DM
Publicado em 18 de abril de 2022 às 18:28 | Atualizado há 3 anos
Alunos do Colégio Estadual Jardim Cascata – Educação Quilombola serão convidados para a partir do dia 18 de abril fazerem uma viagem com a vivência “Sou Arte”, contemplado no Fundo Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Goiás, edital de Fomento às Artes na Escola.
Serão 8 artistas goianos e um artista mineiro convidado realizando uma programação gratuita e exclusiva para os alunos da educação quilombola.
As atividades seguem até junho, com atividades formativas, vivências e mostras artísticas que contemplam a performance, a contação de histórias, a dança e as artes plásticas.
Dentre as ações do projeto estão as residências com artistas goianos, “Contação de “Outras” Histórias” com Ludmyla Marques e “Criação a Partir de Tudo” com Iago Araújo, e “A Residência Livre de Vida Performativa” do artista convidado, Fernando Hermógenes de Minas Gerais.
Tais ações visam, além de ampliar, democratizar o acesso à experiências estético-artísticas mostrando que tem sim arte sendo criada nas periferias, por artistas negros, indígenas, travestis, trans. O que fica nítido na escolha da equipe de artistas. Também integram a programação: Flávy’s Guimarães, Mirna Anaquiri, Jéssika Hannder, Anna Beatriz e Cássia Nunes.
E quem receberá esta programação será a comunidade quilombola urbana na periferia de Aparecida de Goiânia, uma escola estadual que vem realizando ações afirmativas de valorização da história negra e quilombola e tem realizado parcerias com projetos artísticos desde 2020, a fim de contemplar um público que geralmente não tem acesso a produção artística.
É o que Ludmyla Marques afirma ao falar da importância da realização do projeto afinal “Sou Arte’ vai “cololocar nós artistas das periferias, artistas negros, artistas não brancos, nesse lugar de protagonismo, de trazer artistas referência da produção de arte em Goiás para que as crianças e adolescentes tenham acesso”, explica.
As crianças e os adolescentes a partir desse convite poderão se expressar através da arte utilizando o que os provoca e instiga em suas vidas, deixando que suas histórias e sensações atravessem o espaço formativo de criação artística.
É assim que será desenvolvido o trabalho do artista mineiro, Fernando Hermógenes, “A Residência Livre de Vida Performativa” que propõe uma vivência, preparada especialmente para as escolas públicas, levando arte e interação aos alunos através de dinâmicas em grupo e muita conversa. Durante esses 5 dias de atividades as crianças são convidadas a pensar e fazer arte de maneira descontraída e divertida.
Os alunos do Colégio Estadual Jardim Cascata – Educação Quilombola serão convidados a aprender e produzir no campo do desenho e da instalação, com uma mostra artística para o encerramento do projeto. “O que torna o projeto muito relevante para quem trabalha com educação, tornando-se uma ferramenta para cativar os alunos e todos aqueles envolvidos com a escola”, explica Fernando Hermógenes.
Assim a programação de “Sou Arte” se coloca como um despertar, para os alunos perceberem que as narrativas de suas origens também contribuem para contar a história de Aparecida de Goiânia e do Brasil.
E esse é mais um dos enfoques do projeto “Eu Sou Arte”, como afirma a idealizadora e artista, Ludmyla Marques: “É também um dos nossos objetivos colocar essas crianças em um lugar de protagonismo. Queremos ouvir o que essas crianças têm a dizer, o que elas podem contribuir para nós”, conclui.
Nesse processo haverá formação dos estudantes e intercâmbio entre os arte-educadores envolvidos no projeto, que após o período de residência com o artista convidado, irão desdobrar as vivências em novas residências.
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