Esportes

Goleiro, se a defesa falhar, a sua função é defender

Isabella Brito

Publicado em 25 de abril de 2021 às 15:18 | Atualizado há 4 anos

O Dia Nacional do Goleiro é comemorado nesta segunda-feira (26), em homenagem à Aílton “Manga” Corrêa Arruda. Além disso, a data é comemorada no dia do aniversário de Manga, que foi consagrado um dos melhores goleiros. O defensor atuou incialmente para o Sport de Recife, em seguida foi para o Botafogo, Coritiba e Grêmio. Defendeu também a Seleção Brasileira em amistosos e Copas do mundo.

Inicialmente, o Dia do Goleiro seria comemorado em 14 de abril, porém a data foi alterada para 26 de abril para homenagear Manga. Por outro lado, a ideia surgiu ainda em 1975, por inciativa dos professores da Escola de Educação Física do Exército, Raul Carlesso. Neste período, Raul cuidava da preparação física da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 1974.

Confira os nomes dos 10 melhores goleiros da história.

Entretanto, não existe goleiro somente no futebol, a função também é ocupada no polo aquático, hóquei e outros esportes. Todavia, existem regras especiais para proteger o atleta que ocupa tal posição contra atos perigosos e violentos.

Goleiro Bruno

O ex-goleiro Bruno Fernandes foi condenado em 2010 a 20 anos de prisão após o sequestro e assassinato da modelo Eliza Samúdio. Em 2019, o defensor foi beneficiado com progressão de pena devido ao bom comportamento. No entanto, a sua volta ao esporte ainda é motivo de revolta para os familiares de Eliza.

De acordo com a legislação, Bruno pode – e deve – voltar a trabalhar. Porém a família de Eliza é contra a decisão e questiona até onde vão os limites da lei contra feminicídio. Além disso, vale ressaltar que a Lei do Feminicídio foi criada cinco anos pós a morte de Eliza, e aborda também o acompanhamento psicossocial do agressor.

Em contrapartida, Bruno não recebeu nem o acompanhamento e nem passou por outras sanções após o alívio da pena. Considerando também o fato de receber três propostas de trabalho de clubes de futebol ainda em regime fechado, que não foram aceitos por pressão popular. No entanto, ele atua como goleiro em um time do Acre, da série D. Porém a treinadora do time pediu rescisão de contrato após ser informada sobre a sua presença.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias