Sebrae articula política públicas para estimular economia local
Diário da Manhã
Publicado em 29 de novembro de 2021 às 15:41 | Atualizado há 3 anos
Sebrae definiu, dentro da sua missão, criar um ecossistema favorável ao empreendedorismo e ao crescimento das pequenas empresas. Isso implica buscar a articulação de políticas públicas para concretizar ações que permitam, por exemplo, facilitar acesso ao crédito ou a programas de fomento voltados às micro e pequenas empresas.
Por isso, é essencial que o Sebrae atue junto e em parceria com o poder público (Executivo, Legislativo e Judiciário), bem como com instituições da sociedade civil. Alinhado a essa visão, o Sebrae desenvolve um trabalho constante junto às comunidades e lideranças locais, objetivando estimular o desenvolvimento integrado.
Foi assim que surgiu o Programa Ambiente de Negócios que, em 2021, atendeu 62 municípios goianos. Eles receberam, de forma continuada, apoio e orientação para implementar políticas públicas centradas em eixos como Gestão Municipal e Educação Empreendedora. Ao todo foram mais de 9.800 horas técnicas executadas pela equipe de consultores.
Diversas atividades coletivas foram realizadas. Uma das que obtiveram proeminência foi o Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento que buscou ampliar o conhecimento sobre o ambiente de negócios, incluindo compras governamentais, desburocratização, sala do empreendedor, agente de desenvolvimento e educação empreendedora.
Com a realização de painéis de boas práticas, procurou-se nivelar conhecimento e o entendimento sobre redes e orientar a elaboração do plano de ação dos Agentes de Desenvolvimento.
Outro destaque foi o I Encontro Estadual de Prefeitos, que teve por objetivo fortalecer a parceria entre o Sebrae e os municípios para melhorar o acesso das micro e pequenas empresas aos serviços inerentes à atividade empreendedora.
O Sebrae apoiou, ainda, ações destinadas ao desenvolvimento de territórios. É o caso do Projeto LIDER, estratégia que possui como foco estimular a atuação de lideranças consolidadas na região na proposição de agenda de desenvolvimento territorial. O Sebrae também está executando consultoria junto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), grande catalisador de oportunidades para quem atua com produtos de origem animal e que passa a fornecer legalmente para o comércio local, levando dignidade para esses empresários do campo. O SIM opera, desde julho e prossegue até dezembro, nos municípios do Nordeste goiano.
Vale destacar, ainda, os Encontros Regionais de Jataí e Itumbiara, realizados dias 23 e 24 de novembro, que buscaram integrar as lideranças dessas localidades por meio da abordagem das potencialidades econômicas comuns aos municípios.
Todas essas iniciativas focaram ações locais ou comunitárias e buscaram inserir os donos de micro e pequenas empresas na participação e no planejamento das políticas públicas de desenvolvimento do município. Isso se deu por meio de discussão e articulação que contribuíram para melhorar o ambiente de negócios, agregando forças do poder público, lideranças empresariais e da sociedade civil em torno dos principais aspectos críticos para o desenvolvimento municipal.
É neste movimento contínuo e ao lado de parceiros que o Sebrae contribui e apoia, efetivamente, a dinamização e desenvolvimento da economia local nos territórios.