Mulheres debatem conquista de mais espaço no poder
Redação DM
Publicado em 16 de março de 2021 às 02:20 | Atualizado há 6 meses
A live “Mulheres no parlamento + espaço de poder”, composta por diversas representantes de parlamentos, poder executivo, Judiciário, Ministério Público e advogadas, pretende discutir, nesta terça-feira, 16, às 19h, a condição feminina e sua relação com os poderes.
Conforme a promotora de Justiça Villis Marra, uma das participantes do debate, o grupo discutirá a presença de mais mulheres no parlamento e a conquista de novos espaços nos poderes.
O encontro ocorre dentro do mês da Mulher, que motiva várias reflexões.
A live será promovida pela Fundação Ulisses Guimarães através do aplicativo Zoom.

Dentre as participantes está a deputada federal Flávia Morais, a advogada Larissa Junqueira, a secretária municipal da Mulher, Tatiana Lemos, a vereadora Valéria Petersen (Aparecida de Goiânia).
O encerramento do encontro virtual será realizado com a fala da líder das quilombolas, Dona Ivone. Em seguida, ocorrerá uma manifestação cultural com a dança das quilombolas.
Temática
A temática da inserção da mulher na política é necessária, já que, apesar da legislação eleitoral garantir uma espécie de cota para as mulheres na disputa de poder através das eleições, a efetividade da norma é questionada.
Exemplos práticos mostram como é difícil quebrar a barreira do machismo e misoginia na política, como ocorreu nas eleições de 2020 em Aparecida de Goiânia.
Na disputa, pela primeira vez na história do município, uma mulher (a odontóloga Márcia Caldas) disputou a eleição majoritária.
Todas as dificuldades são impostas para as mulheres que resolvem disputar poder, a começar do abuso de poder econômico e imposições das legendas, que asfixiam a participação feminina.
No parlamento são raras as mulheres eleitas, tanto em Aparecida, caso da cidade de Valéria Petersen, quando em outras cidades do Estado, como a capital e cidades do Entorno do Distrito Federal.