Com apoio de prefeito de Senador Canedo, Caiado fecha região metropolitana
Diário da Manhã
Publicado em 27 de abril de 2022 às 13:23 | Atualizado há 3 anos
O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (PSD), anunciou apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) após encontro no Palácio das Esmeraldas. É um indicativo de que o gestor de Goiás terá – mesmo antes do processo eleitoral – a garantia de 1/3 dos votos, já que a região metropolitana de Goiânia é uma das mais importantes na matemática eleitoral goiana, na frente do Entorno e restante do Estado.
Nenhuma candidatura dos últimos 20 anos teve tamanho conforto nas grandes cidades, que guardam os maiores bolsões de votos. Dependendo do caminhar da campanha, os votos da região já serão suficientes para demarcar as candidaturas mais competitivas.
No encontro da noite de segunda-feira, 25, ficou a evidência de que os gestores municipais mais influentes apoiam Caiado por conta de três fatores: 1) Caiado foi mais municipalista do que os últimos governadores, realmente repassando recursos para as cidades; 2) os gestores municipais têm responsabilidades com suas cidades, logo votam em quem tem maior possibilidade de vitória, enfim, em quem poderá ajudar os municípios no futuro; 3) Ronaldo Caiado tem uma elogiada gestão de salvação estadual, pois, enquanto o Brasil se afundou na pandemia, Goiás liderou a retomada e ingressou em um programa de recuperação fiscal. Logo, seu projeto é – para eles – o mais viável e que mais traz estabilidade e recursos de saúde, educação, habitação, segurança e social.
Revelações
O prefeito de Senador Canedo é uma das revelações na gestão pública e assim como os prefeitos Roberto Naves (Anápolis), Marden Júnior (Trindade), Carlão da Fox ( Goianira) e Rogério Cruz (Goiânia) entendeu que a gestão moralizante de Caiado abre perspectivas políticas para um ambiente de futuro aos apoiadores. Ou seja, além de Daniel Vilela, pré-candidato a vice-governador, o grupo está aberto a novos nomes de projeção estadual que podem ocupar lugar de destaque na Câmara Federal, Senado, dentre outros. E os prefeitos estão aptos a se projetarem em um grupo sem desgastes e ainda em formação. Muitos vislumbram reeleição.
Pellozo diz que Caiado tem realizado investimentos importantes, além de cultivar bom relacionamento com os prefeitos. No caso dele, o apoio do governador na disputa de reeleição dos prefeitos, em 2024, pode ser fundamental. Está na memória os gestos de lealdade de Caiado, que vai, de fato, para as ruas e pede voto como militante – vide as últimas disputas em Anápolis, Goianira, Aparecida e Goiânia. O governador foi visto até mesmo adesivando carros, em claro sinal de que entra numa campanha sem frescuras ou receios.
Mas o interesse de momento do prefeito de Senador Canedo é administrativo. “O governador Ronaldo Caiado tem feito um trabalho muito consistente dentro de Senador Canedo e isto nós temos de reconhecer. E como também sou uma pessoa focada no trabalho e nos resultados, essa parceria tem reflexos políticos e eu não tenho dificuldade em colocar que dentre as pré-candidaturas colocadas, a do governador é a que converge com nossos princípios e é o caminho que vamos seguir”, disse Fernando Pelozzo durante a reunião.
Político do futuro
Ronaldo Caiado, por sua vez, elogia Pelozzo e o enxerga como político de futuro. Sob sua gestão, o município ganha visibilidade. Caiado entende também que Senador Canedo cresceu como município de destaque da região metropolitana e prepara investimentos de olho na qualidade de vida e melhora do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Ao lado da primeira-dama Gracinha Caiado, que também participou da reunião, o governador elogiou o grupo técnico do prefeito de Senador Canedo, que estava acompanhado da primeira-dama de Senador Canedo, Simone Rodrigues, e secretários Alessandro Rodrigues (Finanças), Fernando Marinho (Administração) e Patrícia Rodrigues (Infraestrutura).
Grande adesão
Ronaldo Caiado tem apoio de pelo menos 207 prefeitos, segundo o presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB).
O grupo pode crescer e ter surpresas. A expectativa é de que o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Podemos), após início da campanha eleitoral, tente se reaproximar do grupo do MDB no município e declare apoio a Caiado. Nos bastidores, comenta-se que o legado de Maguito Vilela, pai de Daniel, é o maior das duas últimas décadas.
E para quem almeja reeleição no município, que tem pouco apego à figura de gestores, o melhor é se antecipar às articulações e tentar participar do grupo favorito para vencer em outubro. Neste caso, Aparecida tem uma tradição emedebista que já começou a ser redesenhada nas articulações. O grupo está articulado desde a década de 1980 e, de longe, por capilaridade, é o que mais venceu eleições no município.