Política

Três concorrentes ao governo aparecem nas pílulas de TV

Redação DM

Publicado em 8 de junho de 2022 às 13:43 | Atualizado há 3 anos

Ronaldo Caiado (União Brasil), Marconi Perillo (PSDB) e Gustavo Mendanha (Patriota) são os governadoriáveis de Goiás que utilizaram a propaganda partidária, através de inserções em pílulas, no rádio e na televisão nesta fase que antecede as eleições deste ano.

Então pré-candidato, o primeiro a participar de propaganda partidária foi o ex-governador José Eliton (PSB), em abril, mas que desistiu de concorrer ao Palácio das Esmeraldas em maio último.

O PT, segundo o Tribunal Superior Eleitoral de Goiás (TRE-GO), não “fez reserva de horários” e, por isso, ficou de fora da programação da propaganda gratuita aos partidos.

Também em abril, o partido Novo teve inserções optou por apresentar as propostas da sigla e cumprir com as cotas da participação feminina.

Extinta desde 2017, a propaganda partidária na TV e rádio retornou neste ano, após aprovação e sanção da Lei 14.291/22, pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Por ser ano de eleição, as peças publicitárias são veiculadas apenas no primeiro semestre, porque na sequência são veiculadas as propagandas eleitorais, durante o período de campanha ao pleito de 2 de outubro.

Ronaldo Caiado
Ao invés de atacar adversários políticos, o governador Ronaldo Caiado (UB) aproveitou o espaço na televisão e rádio para focar nos avanços da gestão. Ele apresentou números e dados sobre avanços de seu governo na segurança pública, saúde, educação, social e ainda falou sobre o combate à corrupção. Serão quatro vídeos diferentes em 40 inserções de 30 segundos cada, somente no mês de junho.

O primeiro vídeo divulgado na TV abordou a segurança pública, outros dois irão destacar o combate à corrupção e os investimentos na área social, este apresentado pela primeira-dama Gracinha Caiado. A outra pílula abordará saúde e educação.

A estratégia utilizada pela equipe de produção das pílulas com o governador foi o uso de palavras de fácil compreensão dos telespectadores. Em um trecho, por exemplo, o locutor diz que “enquanto uns ficam de mimimi, a gente faz faz faz por Goiás”.

Marconi Perillo
Na propaganda, Marconi Perillo aborda o legado de seus quatros governos em Goiás e cita as principais obras realizadas pelo tucanato. Entre elas, ele cita ações voltadas para educação, saúde, segurança pública, cultura e infraestrutura.

Sem se referir a adversários, Perillo diz que inseriu Goiás no cenário nacional em atrações de empresas, geração de empregos e renda, além de investimentos em diversas áreas da economia. “Nos meus governos, Goiás foi referência nacional em diversas áreas, principalmente em saúde e educação, além da economia”.

Gustavo Mendanha
Na propaganda política, Gustavo Mendanha faz balanço de sua gestão à frente da prefeitura de Aparecida de Goiânia por cinco anos e três meses. Ele cita as prioridades da administração, como atração de indústrias para a geração de empregos e renda.

Mendanha também diz que Goiás precisa investir mais recursos em saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. Segundo ele, é preciso um “choque de gestão” para avanços nas políticas públicas.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias