Politica

“SUS tem papel fundamental na saúde dos brasileiros”, destaca Fabianne Leão

Redação

Publicado em 21 de setembro de 2022 às 12:37 | Atualizado há 3 anos


A candidata a deputada federal pelo PP, Fabianne Leão, vai defender o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Congresso Federal. A médica de carreira, ex-secretária de saúde e vice-prefeita de Inhumas vai propor a atualização da tabela SUS, um instrumento essencial para todos, e ajuda no custeio da saúde aos municípios.

“O SUS completou 32 anos recentemente, é muito jovem, e sem parceria ele se enfraquece. O sistema tem um papel fundamental na saúde, principalmente dos mais vulneráveis, é um patrimônio do povo brasileiro”, frisa Fabianne Leão, ao destacar que o SUS é a única forma de atenção à saúde de mais de 70% da população.

“Fortalecer o SUS é melhorar o atendimento às pessoas, ofertar mais serviços em saúde e diminuir as filas de espera. Essa será uma das minhas bandeiras no Congresso Nacional, e defendo que a população apoie candidatos que lutem, de fato, pela saúde pública”, argumenta Fabianne.

Outra proposta, defendida pela médica, é a ampliação da assistência farmacêutica. “Como profissional médica de carreira do SUS, e com experiência em gestão pública, reconheço a importância de cada profissional na prevenção, proteção e recuperação da saúde em todos os seus níveis de complexidade. É urgente a incorporação do profissional farmacêutico nas estratégias de saúde da família, bem como a importância da redução do ICMS nos medicamentos e fortalecimento da classe”.

“Precisamoa fortalecer e ampliar a oferta de exames, disponibilizar médicos multidisciplinares, enfermeiros, técnicos. É preciso fortalecer os programas de políticas públicas, com foco no cuidado ao cidadão”, assinala Fabianne Leão.

Sobre a regionalização da saúde, Fabianne aponta que as clínicas regionais auxiliam na diminuição das filas e, consequentemente, do tempo de espera em saúde. “Com estudo e estratégia, são definidas cidades para receberem a regionalização da hemodiálise, por exemplo”.

Saúde Mental

A ampliação do atendimento em saúde mental é outra preocupação da médica. “É preciso aumentar o número dos Centros de Atenção Psicossocial, os CAPs, nos municípios. E fazer com que as secretarias de saúde coloquem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para funcionar”, defende.

Fabianne também propõe atenção especial às pessoas com autismo. “A gente precisa criar uma rede de apoio e benefícios permanentes para os cuidadores desses autistas. Porque, muitas vezes, eles não conseguem trabalhar”, afirma. Ela defende ainda o aumento no número de professores de apoio, além de capacitações para que esses profissionais possam atender às crianças com autismo.

Mulheres

Ao relembrar sua trajetória política, Fabianne lembra que foi a primeira mulher a exercer os cargos de vice-prefeita e também e de secretária de Saúde no município de Inhumas. Ela assumiu a pasta a convite do ex-deputado Roberto Balestra, que soma 32 anos de mandato no estado de Goiás.

“Pudemos colocar políticas públicas em execução para beneficiar diretamente os cidadãos, que tanto precisam”, relata a candidata, ao citar o programa de UBS Estendida, implantado, em 2018, em Inhumas. A iniciativa foi adotada pelo então ministro da Saúde, Ricardo Barros, em 2019, e hoje faz parte do Ministério da Saúde.

Fabianne Leão também pretende lutar pela criação de centros regionalizados de apoio à mulher, com atendimento multidisciplinar. “Um espaço com atendimento médico, apoio às mulheres vítimas de violência, e cursos de capacitação”, explica a candidata, ao defender que as mulheres também possam ocupar, cada vez mais, espaços de poder e de decisão na sociedade.

Leia também:


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias