Política

União Brasil e MDB têm mais nomes em 1º lugar nos estados

Redação DM

Publicado em 26 de setembro de 2022 às 13:47 | Atualizado há 3 anos

Nem o PT do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nem o PL do candidato à reeleição Jair Bolsonaro. O partido com mais candidatos a governo em primeiro lugar nos estados é o União Brasil, criado no início deste ano após a fusão do DEM e do PSL. São sete no topo das pesquisas —considerando estados em que há empate técnico.

Na sequência, vem o MDB, com quatro estados, e PP e PSB empatados em terceiro, com três unidades federativas cada um. PT e PL —os partidos dos dois nomes principais nas pesquisas presidenciais— não estão nem entre os três primeiros colocados.

O levantamento feito pelo portal UOL levou em consideração as últimas pesquisas feitas pelo Ipec em cada estado e no Distrito Federal. Essas pesquisas foram divulgadas entre 24 agosto até 9 de setembro.

União Brasil
Se o cenário das pesquisas de intenção de voto se mantiver dessa forma, o União Brasil vai destronar o PT —nas eleições de 2018, o partido de Lula elegeu quatro governadores e ficou na liderança.

A Bahia é um dos estados que o União aparece com ampla vantagem —segundo a última pesquisa Ipec no estado, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto tem 56% das intenções de voto. No Piauí, Silvio Mendes tem 38%.
Buscando a reeleição em Goiás, Ronaldo Caiado também aparece na liderança, com 48% dos votos.

No Ceará, segundo levantamento divulgado ontem, Capitão Wagner lidera com 35% das intenções de voto. Em Mato Grosso, Mauro Mendes tem 53%.
No Amazonas e em Rondônia, o partido registra empate com outros candidatos.

MDB
O MDB tem hoje quatro nomes à frente das pesquisas. O partido, que já governou por anos o maior número de estados do país, lidera em: Alagoas, com o governador Paulo Dantas, sucessor de Renan Filho (MDB), candidato ao Senado; Distrito Federal, tentando a reeleição de Ibaneis Rocha em primeiro turno; Mato Grosso do Sul, com o ex-governador André Pucinelli; Pará, indicando a reeleição do governador Helder Barbalho em primeiro turno.

Bolsonaro e Lula
O PL está na liderança de apenas dois estados: Sergipe e Rio de Janeiro. Único bolsonarista do Nordeste à frente das pesquisas, Valmir de Francisquinho recebeu 29% das intenções de voto na pesquisa mais recente
Já no estado do Sudeste, a última pesquisa Ipec apontou o crescimento do candidato à reeleição Cláudio Castro, no Rio de Janeiro. Ele apareceu em primeiro lugar da corrida eleitoral com 37% das intenções de voto.

O partido do melhor colocado nas pesquisas presidenciais comanda hoje três estados: Bahia com Rui Costa, Piauí com Regina Sousa (ex-vice de Wellington Dias) e Rio Grande do Norte com Fátima Bezerra. Entre eles, só Bezerra está à frente das pesquisas, com indicação de vitória no primeiro turno. Fora o Rio Grande do Norte, o partido de Lula lidera ainda em São Paulo, com o ex-ministro Fernando Haddad.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias