Saúde

Heja promove treinamento sobre descarte correto de resíduos de saúde

Diário da Manhã

Publicado em 12 de julho de 2022 às 11:31 | Atualizado há 5 meses


No momento de realizar o descarte do lixo hospitalar é importante fazer a separação correta para evitar acidentes de trabalho e problemas de contaminação de pessoas ou do Meio Ambiente. Por isso, a coordenação de enfermagem e a coordenação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) promoveram um treinamento com todos os colaboradores da unidade sobre descarte correto de resíduos de saúde.

No treinamento, foram dadas orientações sobre lixo comum, infectante perfurocortante, químico e compostagem. Ações como essa são importantes para lembrar o público interno da unidade a atuar com educação ambiental. Descartar incorretamente resíduos hospitalares pode apresentar grande risco à saúde humana e ao meio ambiente. O risco de contaminação é elevado, uma vez que os materiais médicos podem provocar e disseminar doenças, alterando o solo e a água”, explica.

O foco da atividade é ajudar na compreensão e no domínio de toda equipe da unidade. Com o treinamento, a unidade consegue atingir a todos de maneira clara e objetivo, dando espaço para que tirem suas dúvidas sobre o manejo, segregação, acondicionamento, e reciclagem de forma correta, minimizando a produção de resíduos e proporcionando aos resíduos gerados um encaminhamento seguro de forma eficiente, visando a proteção dos colaboradores e usuários.

O descarte precisa ser feito nos locais corretos, precisando ser observados aspectos como sinalizações das lixeiras e cores dos sacos, por exemplo. Fazer o descarte no lugar inapropriado está em desacordo com as normas ambientais. O Heja preza pelos cuidados ao próximo e pela biossegurança como um todo.




Leia também:




Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias