Policlínica de Goiás vacina colaboradores contra meningite
Redação DM
Publicado em 31 de agosto de 2022 às 11:30 | Atualizado há 3 anos
A Policlínica Estadual da Região do Rio Vermelho – Goiás vacinou os colaboradores da unidade contra a doença meningocócica do sorogrupo C. O intuito da ação foi atingir maior cobertura vacinal para os profissionais da unidade, se estendendo também para as empresas terceirizadas que prestam serviço na Policlínica. O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade.
Segundo a nova orientação do Ministério da Saúde, se a criança de até 10 anos não tiver se vacinado, deve tomar uma dose da meningocócica C. Já os trabalhadores de saúde, mesmo com o esquema vacinal completo, podem se vacinar com mais uma dose. A extensão do público-alvo vai até fevereiro de 2023 e tem o objetivo de proteger a população contra a doença meningocócica do sorogrupo C, ampliar as coberturas vacinais e evitar a circulação da doença no país.
A Meningite é causada pela bactéria Neisseria Meningitidis, também conhecida como Meningococo, que provoca uma infecção nas meninges, as membranas que envolvem a medula espinhal e cerebral. A bactéria possui 12 sorogrupos diferentes. Atualmente, 5 destes sorogrupos (A, B, C, Y e W) são responsáveis por quase todos os casos de meningite no Brasil. O Meningococo é transmitido por meio de secreções respiratórias (tosse, espirro) e da saliva, durante contato próximo ou demorado com o portador, especialmente entre pessoas que vivem na mesma casa
A doença alcança o estágio de gravidade quando atinge a corrente sanguínea, provocando uma infecção generalizada, a Meningococcemia. Geralmente, a meningite atinge pessoas de todas as idades, especialmente idosos e crianças, principalmente as menores de dois anos, pois o sistema imunológico ainda não possui completa resistência.
Leia também:
- Princípio de incêndio atinge Ginásio de Campinas
- Aquecendo Vidas: OVG e Goiás Social inovam e disponibilizam site para ampliar doações
- Um zelo que não encerra com a conclusão da obra
- Seinfra faz manutenção de caixa pluvial no Parque Lago das Rosas
- Organização apresenta novidades no cardápio e melhorias estruturais para receber o público