Saúde

Carreta da Prevenção leva exames para mulheres em Faina

Redação DM

Publicado em 22 de setembro de 2022 às 11:51 | Atualizado há 3 anos


A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino da Policlínica Estadual da Região do Rio Vermelho – Goiás está em Faina, cidade com cerca de 7 mil habitantes, na região centro-oeste de Goiás, para atendimentos de mamografia e exames preventivos de Papanicolau. A carreta chegou no município dia 19 de setembro e permanece até amanhã (23/09).

A Unidade Móvel é um serviço itinerante de atenção à saúde da mulher com uma estrutura moderna e com uma capacidade de realizar 68 exames por dia, beneficiando pacientes em todo estado de Goiás.

A aposentada Nicia Abadia de Morais Andrade, de 63 anos, foi a primeira a realizar os exames na cidade. Ela conta que a atuação da carreta é muito útil para as mulheres que moram no interior. “Foi muito bom realizar o exame sem sair da minha cidade. A carreta tem que vir mais vezes para conseguir atender todas as mulheres da cidade. A secretária de saúde está de parabéns. O atendimento é muito bom e as profissionais são atenciosas”, disse.

Para fazer os exames basta apresentar documento pessoal e ter realizado agendamento via regulação, na Secretaria Municipal de Saúde. A mamografia é um dos exames mais importantes para a saúde da mulher. Ele possui alta resolução e fornece imagens detalhadas capazes de detectar precocemente o câncer de mama, facilitando o tratamento, diminuindo as cirurgias e aumentando, consideravelmente, as chances de cura.

O exame Papanicolau, também realizado na Carreta da Prevenção, tem como estratégia detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença no início. Ele tem um papel essencial no rastreio do câncer do colo de útero.

Leia também:




Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias